Decisão 17/2024 – Mesa Diretora Copa Master Quarentão 2024
07/09/2024
Jogo em questão: PEÑAROL X YPIRANGA MC – Semifinal Copa Master Quarentão
Análise de requerimento do Ypiranga de Morro do Coco
Dos fatos:
Após o empate sem gols entre a equipe do Peñarol e o Ypiranga MC, válida pelas semifinais da Copa Master Quarentão, a decisão da vaga na final foi para a disputa de penalidades máximas com vitória da equipe do Peñarol pelo placar de 5 a 3.
Durante a reunião da MESA DIRETORA na Terça-feira dia 10/09/24, a equipe do Ypiranga MC entrou com um requerimento solicitando o retorno da penalidade batida pelo goleiro do Ypiranga MC defendida pelo goleito do Penãrol sob a alegação de que o goleiro havia se adiantando com os dois pés fora da linha do gol antes da cobrança da penalide, inclusive enviando vídeos gravados por pessoas que estavam presentes no campo de jogo.
Vale ressaltar que, de acordo com o regulamento geral da Copa Master Quarentão, o uso de vídeos comprobatórios está previsto para possíveis punições em eventuais agressões de acordo com os artigos 10º, 11º, 13º e 14º do código disciplinar.
Ainda sobre o requerimento, a equipe do Ypiranga MC alega que a MESA DIRETORA deveria disponibilizar equipamentos de filmagem (câmera ou celular) para o auxiliar filmar as cobranças e auxiliar o árbitro em possíveis infrações nas cobranças de penalidades.
Essa possibilidade se torna nula, uma vez que não há previsão do uso de imagens como um “VAR” no regulamento geral da Copa Master, como é de conhecimento de todas as equipes participantes da competição.
Diante de do exposto acima, fica evidenciado a impossibilidade de se julgar procedente tal pedido de repetição das penalidades por vídeos produzidos e analisados posteriormente ao final da referida partida, pois há o entendimento dessa comissão de que o caso trata-se de um Erro de Fato onde anular uma partida como base neste tipo de erro traria elevada insegurança jurídica à competição, sendo que não há previsão no regulamento para uso de tecnologia para análise de decisões de campo tomadas pela equipe de arbitragem, estando no campo da falibilidade humana, fazem parte da dinâmica do jogo.
Uma decisão contrária a essa tomada por essa MESA DIRETORA poderia causar um enchurrada de requerimentos no mesmo sentido para anulação e repetição de diversos jogos por erros de fato da arbitragem durante toda a competição.
Por fim decidimos pelo INDEFERIMENTO do requerimento feito pela equipe do Ypiranga de Morro do Coco.
Sem mais
A Diretoria